Mordida cruzada anterior, por que é importante corrigir??

Na mordida cruzada anterior, ao fechar a boca, os dentes superiores da frente passam por trás dos dentes inferiores, o que torna a mordida adiantada em relação ao maxilar (nesses casos é possível notar que o queixo do paciente fica para frente).

Geralmente, a mordida cruzada anterior surge nos primeiros anos de vida do paciente, quando os dentes ainda estão crescendo. 🦷 Entretanto, nesta fase da vida, os pais não costumam perceber o desalinhamento, pois os dentes do seu filho não aparentam o desalinhamento.

Apesar da mordida cruzada afetar também a estética do paciente, ela pode ainda causar outros inconvenientes que se não identificados logo podem incomodar sua rotina e até mesmo serem confundidos com outros problemas! 😣Dependendo do grau do desalinhamento a pessoa pode sofrer as seguintes complicações:

• dores de cabeça, nos ombros e pescoço;

• bruxismo;

• sensibilidade dentária;

• sensação de zumbidos constantes no ouvido;

• desgaste dos dentes e possível retração da gengiva;

• ferimentos na bochecha causados por frequentes mordidas acidentais.

Além disso, as pessoas que sofrem com a mordida cruzada anterior podem ainda ter mais cáries e doenças da gengiva, isso porque a escovação pode ser mais difícil. 🪥

Para realizar o tratamento da mordida cruzada superior, após avaliação o dentista pode recomendar diversos tratamentos que vão desde o uso de aparelho até mesmo procedimento cirúrgico!

Gostou de entender os motivos para corrigir a mordida cruzada superior? Compartilhe este post ou deixe sua dúvida aqui nos comentários! 👇 👇

#ortodontia #odonto #odontologia #dentista #estética #saudebucal