Antibióticos prejudicam os dentes e causam cáries?

O antibiótico não é o vilão dessa história e sim diversos fatores que contribuem para o aumento do risco do aparecimento das cáries 🦷👾.

👧‍👦 Uma das condições está associada a forma como os antibióticos líquidos e xaropes 🥄 são utilizados, principalmente na infância, quando os hábitos de higiene bucal dependem dos pais ou do seu acompanhamento.

🍭 Para deixar o gostinho do medicamento agradável, as indústrias farmacêuticas colocam açúcar em suas fórmulas e, normalmente, não se escova os dentes

após tomar o medicamento.

E o açúcar, quando consumido em excesso e sem a devida higienização bucal, contribui para o aumento da proliferação de bactérias na boca e, consequentemente, para a elevação do risco de cáries, já que se inicia a formação da placa bacteriana, que danifica o esmalte dos dentes e a saúde das gengivas.

🗝 A chave para evitar qualquer problema de saúde bucal está em manter bons hábitos de higiene bucal todos os dias e em situações especiais, como no uso dos antibióticos e xaropes líquidos, e fazer a escovação dentária após a utilização do medicamento, independente da idade.

Caso o bebê ainda não possua dentes use uma gaze umedecida para a higienização. Após o aparecimento dos primeiros dentinhos já deve ser utilizada a escova e pasta de dentes própria para crianças e fio dental.

🪥 Portanto, após dar o remédio para o seu filho, não esqueça de escovar os dentinhos dele.

Essa é a dúvida de muita gente, por isso, compartilhe ou marque e ajude outras pessoas a ficarem bem informadas ⬇.

#antibiotico #antibiótico #dentista #odontopediatria #odontologiaporamor #odontologia