A Importância dos Dentes na Nossa Saúde

Os dentes decíduos, conhecidos também como “dentes de leite”, são assim chamados devido à sua coloração branco-leitosa e pela origem da palavra decíduo, que se vem do latim deciduu que significa caduco, aquele que vai cair.Os dentes decíduos são os primeiros a erupcionarem (aparecer na boca).

Importância Dentes Saudáveis Saúde Bucal

São dentes diferentes dos permanentes no que diz respeito à sua mineralização, cor, tamanho, forma, tempo de permanência na boca etc.

Os dentes decíduos são importantes, pois:

• Eles “guardam” o espaço e preparam o caminho para a erupção dos dentes permanentes, servindo de guia para que esses dentes erupcionem de forma correta;
  • Para a criança alimentar-se bem e com prazer é necessário que seus dentes estejam em bom estado, sem causar desconforto, para realizar uma mastigação eficiente dos alimentos;
  • Para a articulação das palavras e na fonética dos sons;
  • Para a estética, uma vez que se forem perdidos antes da época normal de troca, a criança poderá se sentir diferente do restante do grupo de sua faixa etária, podendo causar algum problema emocional/social;
  • Para o desenvolvimento de uma excelente oclusão (mordida com encaixe perfeito dos dentes).

A idade média normal para o nascimento dos primeiros dentes de leite é por volta de 6 meses de idade. Um atraso em torno de mais de 6 ou 8 meses pode ser considerado normal.

Durante o nascimento dos dentes do bebê poderão ocorrer alguns sintomas, como coceira e inchaço da gengiva, aumento da salivação, estado febril, e até as fezes podem ficar mais líquidas.

É necessário que se tenha em mente que os dentes decíduos são fundamentais para um perfeito crescimento e desenvolvimento de todo o sistema estomatognático (boca, músculos da face, dentes e língua) da criança.

Sendo assim, os pais devem adotar medidas positivas com o objetivo de estabelecer hábitos corretos de higiene bucal (escovação, fio dental, flúor etc.) na criança. Além disso, desenvolver uma mentalidade preventiva, onde a saúde bucal seja vista como parte integrante da saúde geral e não como fator isolado.

O comprometimento de um ou mais dentes de leite (por cáries, má formação etc.) ou a sua ausência antes da hora certa, pode acarretar no mau posicionamento dos dentes permanentes, causando posteriormente a má oclusão.

Para o adulto, a importância dos dentes vai além da esfera das suas funções básicas como a mastigação e a articulação de palavras. Há o fator estético muito importante e valorizado atualmente.

Um individuo com um sorriso bonito e agradável se relaciona melhor com seus companheiros, tem uma vida social mais ativa, terá maiores chances no mercado de trabalho, enfim, será um indivíduo mais atuante e feliz.

Em relação às pessoas com problemas cardíacos, há a possibilidade do desenvolvimento da endocardite bacteriana, uma infecção do revestimento interno do coração ou das válvulas.

Um sangramento na boca pode permitir que certas bactérias bucais entrem no sistema sangüíneo e atinjam as válvulas ou tecidos que foram enfraquecidos por um problema cardíaco pré-existente. Nesses casos, a infecção pode danificar ou mesmo destruir as válvulas e os tecidos coronários.

O dente não é um órgão isolado na boca. Ele interage com o corpo como um todo e a sua saúde contribui para uma boa saúde geral. Os dentes são muito importantes durante toda a nossa vida!