Antibiótico Causa Cárie?

🦹‍♂ O verdadeiro vilão é o açúcar do antibiótico. Sabia disso? Então fica aqui comigo que irei te explicar:
Uma dúvida recorrente no consultório odontopediátrico é se antibióticos infantis causam cáries, manchas, ou enfraquecimento dos dentes 🦷🕵.
🍬 Para entender melhor, precisamos esclarecer que os remédios infantis costumam possuir açúcar em sua fórmula, o que garante um gosto mais agradável e maior aceitação pelas crianças.
💊 O antibiótico em si não causa nenhum dano aos dentes. O que acontece é que, geralmente, os pais ou responsável não higieniza corretamente os dentinhos no dia a dia ou não escova os dentes da criança após tomar a medicação, por pena dela por estar “doentinha” e/ou também porque os horários podem coincidir com os períodos noturnos, e os pais querem apenas dar o remédio e deixar a criança voltar a dormir.
🦠 E as bactérias adoram o açúcar, o que acaba levando à formação das cáries. E se for a noite, são horas e horas sem escovar os dentes e é o momento que as bactérias se proliferam mais ainda e atacam os dentes.
Então, o correto é que após a ingestão dos remédios seja feita a higienização dos dentes, a fim de evitar acúmulo de agentes causadores de doenças bucais, como as cáries, nos pequenos. 👧👦
🥱⌚Uma dica que damos é: se o remédio for administrado durante o período de sono, dê água para a criança ou bebê após a ingestão do medicamento, e faça uma limpeza manual com gaze ou fralda úmida.
👨⚕️👩⚕️ E, claro, realizar periodicamente a visita ao dentista.
“Gostou dessa dica? 😃 Curta o post 👍 e compartilhe 📲 para que mais pessoas fiquem informadas.”